quinta-feira, 29 de abril de 2010

História - Reforma Religiosa


(PUC-Rio 2010) Observe a reprodução da gra-
vura. Os reformadores: Wycliffe, Huss, Lutero,
Zwínglio, Calvino, Melanchton, Bucer e Beza
(1886).

a) A imagem sugere que a problemática central
desses reformadores era o retorno à Bíblia, às
Sagradas Escrituras, traduzidas e consideradas
como o único fundamento da fé e da conduta para
todos os seres humanos.
EXPLIQUE um motivo pelo qual a adoção desse
princípio foi uma das causas das reformas religi-
osas no século XVI.
RESPOSTA: A gravura faz uma referência explí-
cita à centralidade da Bíblia, considerada única
fonte de autoridade religiosa e única regra em
que o crente deve acreditar. A livre interpretação
da Bíblia eliminava a necessidade e o valor da hi-
erarquia eclesiástica; introduzia as línguas nacio-
nais nos ofícios religiosos e estimulava a tradução
da Bíblia de modo a torná-la diretamente acessí-
vel aos crentes. Assim, o acesso direto ao texto
sagrado convertiase em um forte instrumento de
contestação da autoridade espiritual e temporal
da Igreja Católica.

b) Na imagem, Calvino e Lutero estão enfileirados
em primeiro plano, ressaltando a importância de
suas propostas para a criação de novas igrejas, re-
formadas, na Época Moderna. APRESENTE duas
diferenças entre o luteranismo e o calvinismo.
RESPOSTA: As principais diferenças entre calvi-
nismo e luteranismo eram quanto à doutrina da
salvação - o luteranismo defendia que apenas a fé
em Deus salvaria, enquanto o calvinismo acrescen-
tava de forma explícita a doutrina da predestinação
– e quanto à difusão: o luteranismo se concentrou
naqueles países onde recebeu o apoio direto das
autoridades políticas (a nobreza germânica e a mo-
narquia na Dinamarca, Suécia e Noruega), enquanto
os calvinistas penetraram na Escócia (conhecidos co-
mo presbiterianos), na França (huguenotes), e na In-
glaterra (puritanos), onde foram perseguidos e imi-
graram em grande número para a América. Além dis-
so, o calvinismo se diferenciava do luteranismo pela
sua valorização do trabalho e do enriquecimento ma-
terial fruto do empenho honesto, vistos como sinais
da salvação, o que lhe rendeu um explícito apoio da
burguesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário